Reportagem Especial: 'Jornal Aqui CE' chega ao fim e surpreende leitores, comerciantes e funcionários

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 | Postado por: Allisson Marques | 0 comentários

Acabou.

A partir de hoje, não circula mais por Fortaleza o jornal mais popular da cidade, vendido por apenas R$ 0,50.

O "Jornal Aqui CE", do grupo Diário e Associados, finalizou suas atividades na tarde desta segunda-feira, 17, de repente, pegando muitos colaboradores de surpresa.

Alguns relatos nas redes sociais dizem que, ao chegarem para trabalhar, os funcionários foram informados do fim da publicação. Outras informações dão conta de dificuldades financeiras, o que teria levado o jornal a fechar as portas. Os relatos afirmam que o jornal não conseguiu anunciantes suficientes para manter a estrutura, preço baixo e grande número de exemplares circulando.

O proprietário da banca da Praça do Otávio Bonfim, em Fortaleza, Saulo Ferreira, lamenta o fim do "Aqui" que, de acordo com ele, vendia "feito água mineral".

Se comparado ao "O Povo" e ao "Diário do Nordeste", o jornal popular vendia 10 vezes mais que os concorrentes. Ainda de acordo com o proprietário, além de vender muito, o "Aqui" era um jornal querido pelo público e dialogava diretamente com quem queria compreender a notícia. Saulo conta que entrou em contato com o jornal para buscar mais informações, devido a procura dos clientes, mas não obteve retorno.

Enquanto falava com ele por telefone, foi possível ouvir clientes perguntando pelo jornal e era evidente o descontentamento do jovem empresário com a ausência de um produto de grande aceitação. 

Na foto acima, o dono da banca da Praça do Otávio Bonfim mostra uma edição antiga do "Aqui", sucesso na região.

João Vithor tem 17 anos, morador da Parangaba, é usuário das redes sociais e não larga o celular para utilização de ferramentas mais modernas como Twitter e Facebook e, nem por isso, deixava de comprar o jornal sempre que possível. Quando vai resolver algo pela manhã, logo cedo, procurava o Jornal Aqui no Terminal da Parangaba, onde era possível acha vendedores do impresso com facilidade. Muitas vezes, na linha de ônibus "Parangaba/Montese/Papicú", o passageiro sentado ao seu lado, lia com ele o vermelhinho.

Um ponto positivo destacado por João Vithor é a parte política: "era bem explicativa e fácil de digerir", conta ele. Isso mostra o sucesso do "Aqui" em Fortaleza mesmo entre jovens e usuários da internet, sobretudo por sua linguagem mais coloquial.

Uma das colunistas mais populares do "Aqui", Lia Pinheiro, responsável pela coluna "Acontece", também  lamentou o fim das atividades em um papo rápido com nossa equipe. Leia seu relato na íntegra: 

"O fechamento do AQUI CE é um momento de extrema tristeza para todos nós que fazíamos parte desta família. A publicação irá deixar saudades no coração dos nossos leitores que todos os dias eram brindados com um jornal irreverente, bem humorado, diversificado e com informações de ponta. O mercado da comunicação cearense ficará com uma lacuna sem fim. Agora, é hora de olhar adiante e buscar novos desafios e sonhos!"

Tentamos falar com a redação e o setor comercial do jornal por toda a manhã de hoje, mas os telefones disponibilizados para contato não atendem.

Como é típico de uma democracia, há quem não goste do "Aqui". Uma administradora de empresas de 31 anos, moradora da Barra do Ceará, que preferiu não se identificar, reconhece o sucesso do jornal, mas confessa que não gostava do impresso: "sensacionalista demais para o meu gosto. Diário do Nordeste e O Povo é que são jornais", afirma ela.

Agora um relato pessoal: quando o jornal estava sendo desenhado, bem antes de seu lançamento, recebi um convite para fazer parte da equipe e quase aceitei. Mas, nessa época, estava envolvido em outros projetos que sugavam meu tempo. Quando ele foi lançado, resisti em consumi-lo pelo conteúdo popular, mas logo me rendi. Compreendi a proposta e percebi o quanto o jornal estava agradando e entrando, novamente, na casa do povão. Estava acostumado e, como todos, sentirei muita falta.

O "Tudo da TV lamenta o fim do "Aqui CE" e deseja o surgimento de novas portas de trabalho para todos os funcionários e colaboradores.

Twitter: @TudoDaTVCE
Facebook: 


categoria: , , , , , , , , ,

0 comentários