Especial - Na Colômbia, 'Avenida Brasil' muda de horário devido a baixa audiência. Conheça a trajetória da novela no país

quarta-feira, 19 de março de 2014 | Postado por: Allisson Marques | 0 comentários

Aconteceu o previsto.

Devido a baixa audiência, a RCN, emissora vice-líder na Colômbia, mudou o horário da novela brasileira "Avenida Brasil" e fugiu da disputa acirrada da faixa das 20h no país.

Esse horário é considerado o mais nobre de lá e conta com a exibição de realitys e programas de entretenimento na TV Caracol, a líder de audiência. Atualmente, o programa "Yo Me Llamo" está em sua terceira temporada e tem mantido o primeiro lugar.

Com "Avenida", a RCN chegou a ficar na liderança nos primeiros capítulos, quando ainda disputava audiência com o "Colômbia Next Top Model". Mas foi só o reality de moda dar lugar ao reality musical de covers, pra novela brasileira cair drasticamente na audiência.

A partir daí, a superprodução global, que já enfrentava o preconceito dos colombianos por ser a primeira novela estrangeira a ocupar esse horário tão importante, não conseguiu mais liderar e foi caindo dos seus quase 10 pontos, até bater o recorde negativo na semana passada, apenas 6,9 pontos, considerado índice inaceitável.

Vale lembrar que a novela "Mama Tambíen", exibida na mesma faixa, saiu do ar e deu lugar a "Avenida Brasil" por atingir apenas 6 pontos, audiência que a trama de João Emanuel Carneiro está próxima de atingir. "Mama Tambíen" hoje é exibida às 18h.

Agora, se não bastasse todos esses fatores, a novela brasileira foi retirada dessa importante faixa horária e transferida para 21h. O horário pode até parecer bom, mas não é. Na verdade, os executivos do canal RCN jogaram a novela para concorrer com um dos maiores sucessos da teledramaturgia colombiana, a novela "La Ronca de Oro", líder isolada de audiência, elogiadíssima pela crítica e considerada um produto imbatível.

( Na Colômbia, novela sobre a vida da cantora Helenita Vargas encanta o país )

A medida é nada mais que uma jogada do canal que, por lançar a novela brasileira aos leões, pode ter uma desculpa para cortar e terminar a novela antes do tempo. Em seu novo horário, "Avenida" manteve 7 pontos de média, contra 14 da TV Caracol. Essa diferença de 7 pontos, que para a TV brasileira pode parecer bem pouco, para a televisão colombiana é considerada uma diferença enorme, pois lá a RCN e a TV Caracol, até bem pouco tempo, mantinham-se coladas na disputa por números, com diferenças nas casas decimais.

Em seu lugar, no horário nobre, 20h, estreou a novela policial "Doctor Mata", também com índices abaixo do esperado, mas um pouco acima da saga de Nina e Carminha, fechando com 8 pontos em seu primeiro capítulo.

Nosso e-mail: allissonmarques@hotmail.com
Nosso Twitter: @AllissonMidia
Nosso Facebook: Facebook.com/AllissonMarques

categoria: , , , , , , , , , , , , ,

0 comentários