Exclusivo: Cyro Thomaz revela detalhes das negociações do Grupo Jangadeiro com SBT e Band

sexta-feira, 31 de julho de 2015 | Postado por: Allisson Marques | 1 comentários

Cyro Thomaz

Por volta de 16h30 desta quinta-feira, 30, o Superintendente do Sistema Jangadeiro de Comunicação, Cyro Thomaz, me recebeu na sua sala na TV Jangadeiro. 

Animado, aparentemente cansado, mas com um enorme sorriso no rosto, se dispôs a responder todas as minhas perguntas e assim foi.

Logo de início, Cyro revelou que sua agenda está uma loucura nos últimos dias e que por conta da troca de bandeiras, mal consegue parar quieto. De fato, sua sala parece não ficar vazia um só instante, pelo menos foi o que pude perceber. Porém, por todo o período em que estive lá, e foram quase 60 minutos completos, ele não acelerou o passo em instante nenhum e parecia empolgado em falar dos acontecimentos recentes do grupo. Sobre si, Cyro prefere não falar muito, é tímido.

Então, vamos ao papo:

Chegada do Cyro Thomaz ao Sistema Jangadeiro

A Agência Íntegra tinha a conta da empresa Mota Machado, portanto, já tínhamos uma boa relação com a família, com Tasso Jereissati também. Através de conversas informais veio o convite e fiquei surpreso. As áreas são primas, mas não irmãs, então fiquei realmente surpreso, mas acreditei.

Chegada da Band na TV Jangadeiro em 2012

A Band tem uma programação jornalística muito forte. Esportiva também. E a Jangadeiro sempre foi forte no jornalismo, então, fazia sentido no momento. E foi uma parceria muito exitosa, pois a TV Jangadeiro foi a maior audiência da Band no Brasil, como era a maior emissora do SBT no Brasil antes. A marca Band se fortaleceu muito no Ceará com o grupo, a Tribuna Band News, a TV e todos os eventos realizados em parceria, ajudaram a marca Band a ganhar uma notoriedade maior por aqui, além desse detalhe de ter no Ceará seus maiores índices de audiência.

A criação da Nordestv

Tudo foi feito dentro das leis, o Dr. Tasso Jereissati é um homem muito correto e nos permitiu fazer apenas o que estava dentro da lei. Então, a criação da Nordestv veio a partir disso. Ter duas cabeças de rede no estado e otimizar as atividades é vantajoso. Quando não se é Globo, esse trabalho é bom, o comercial acaba tendo "combos" pra trabalhar em cima. Em paralelo ao trabalho realizado com a Band, a Nordestv veio numa crescente. Começamos com um sinal sofrível, isso era ruim, mas alguns detalhes técnicos com a Anatel, por ser emissora nova, impediam de aumentarmos a potência de imediato. Não tinha muito o que fazer naquele momento. Éramos alvo de muitas reclamações, de contatos de "SBTistas" chateados, mas não havia o que explicar, tinha que ficar um pouco calado. A Nordestv foi subindo na audiência, mas subiu também muito por esforço do SBT.

O crescimento da Nordestv

 Quando a Nordestv saiu do container e foi para sua nova sede, com investimentos na programação local, no SBT ficaram bastante felizes, pois existia a cobrança, que é bastante natural, para investirmos na programação local. Mas as coisas só podiam ser feitas de forma responsável. A partir do momento que a imagem melhorasse e a audiência crescesse, teríamos anunciantes e era possível investir em programação local. Não adiantava investir em programas se não seriam assistidos.



Os "SBTistas"

Nesse período de Nordestv, a gente não conseguiu entregar à eles a mesma qualidade que eles queriam e acredito que com essa volta à Jangadeiro, o Sistema Jangadeiro consegue entregar aos "SBTistas" o que eles querem muito. Eles são incríveis, é um fã-clube, uma loucura. Antes, nem imaginava que existissem pessoas que amavam tanto uma TV como os "SBTistas". Eles me bombardeiam, mandam e-mail e muitas vezes não respondia por não ter algo melhor para dizer, mas agora, finalmente, acredito que essa conta será acertada e fico muito feliz por essa garotada. Agora eles ficam mais felizes, mais confortáveis. É um bom momento. Eles estão muito felizes, não é?

Namoro entre SBT e TV Jangadeiro foi iniciativa da emissora de Silvio Santos

No final do ano passado, começou uma paquera. O SBT apresenta crescimento e passa a Rede Record nacionalmente. Eles olham pra gente e dizem: "Poxa, queremos essa namorada de volta, queremos ser o SBT de maior audiência no Brasil por lá novamente."  Aí ficou aquele clima de "será que rola um dia, será que esse namoro pode ser retomado?" Pouco tempo depois do início da paquera, entramos naquela fase do casal andando de mãos dadas. A paquera estava forte e o relacionamento começava a ser desenhado. Até que o namoro voltou.

Boatos de troca de afiliadas planejada com antecedência

Nesse momento falo para Cyro que existe um boato de que o Sistema Jangadeiro tinha tudo planejado. Era trazer a Band para a TV Jangadeiro, criar uma nova TV para abrigar o SBT e, quando a Nordestv estivesse com o nome fortalecido, a troca de bandeiras aconteceria como estratégia do grupo. Cyro ri e se surpreende com esse boato: "Não, não, não. Isso é coisa de filme, não tem nada disso. Deixa falarem"

As negociações para a troca de bandeiras e as multas contratuais

Lá atrás, quando nasceu a vontade da troca, a Band já ficou sabendo do que queríamos, nada foi feito escondido, por debaixo dos panos, ninguém passou a perna em ninguém e isso facilitou muito o diálogo para que mais a frente, essa troca fosse feita de forma amistosa. E foi tudo bem dialogado, foi na habilidade para conversar que tudo aconteceu. Os contratos estavam em plena vigência por mais alguns anos, mas nada foi quebrado, nenhuma multa será cobrada, nada jurídico, nenhuma cláusula vinda para a mesa. Não há nenhuma situação que cause estremecimento de relações. O diálogo e o bom senso prevaleceram.



E como a Band se sentiu?

A gente tem duas operações e é inegável dizer que a Jangadeiro é mais forte que a Nordestv. Uma tem 25 anos, a outra tem 3 anos. Uma está em 110 municípios, a outra está em 30. Para a Band, esse período com a Jangadeiro foi fantástico. Ela tinha um sinal que vinha de Natal, era muito fraco em Fortaleza. A gente fortaleceu muito a marca Band em todo o estado, viramos a Band de maior audiência no país, trouxemos a Rádio Band News. No imaginário das pessoas, a marca Band virou uma potência no estado. Fechamos parceria para realização do concurso de Miss, inclusive fazendo o Miss Brasil em Fortaleza, e agora vamos para uma realidade de mercado mais condizente com o nacional. Então é algo que faz sentido, a Band entendeu olhando pra esse aspecto. Não foi tão fácil, mas com muita habilidade, tudo foi resolvido e conversado.

A nova programação da TV Jangadeiro

Na TV Jangadeiro, a faixa local entre 10h e 14h é muito forte, dá audiência e faturamento. Então vamos manter o que é forte como o "Gente na TV", o "Jornal Jangadeiro", o "Barra Pesada". Vamos fortalecer a grade com uma trinca de humor muito boa: "É de Graça", o "Keke Isso" e o "Só de H". Partindo dessa premissa que o SBT é a TV mais feliz do Brasil, abrimos mão do esporte, que é a cara da Band, e trouxemos o humor e diversão pra fortalecer e alinhar as intenções. O "Na Cozinha com o Chef" fica na TV Jangadeiro e o "Nossa Cozinha" sai.

A nova programação da Nordestv

O "Jangadeiro Esporte Clube" se renova como "Jogo Aberto Ceará" por ter mais afinidade com a programação da Band, por conta das transmissões esportiva, das olimpíadas que vem aí. Faz sentido, é coerente. O "Nordestv Notícias" fica e o "Pode Contar" também. O "PC" será o único programa 100% positivo da TV. Ele só vai tratar de acontecimentos bons, casos felizes, de sucesso, superação. Ele não terá nenhuma notícia ruim, triste ou pesada. A Ian Gomes vai pra lá também e, além de dirigir, será repórter dentro dessa nova perspectiva do programa. O que ela já fazia, e muito bem, na Jangadeiro. Ian continuará mostrando o lado positivo das pessoas, o que elas têm de melhor. Isso é uma necessidade. Já existe muito produto do outro lado, vamos tentar oferecer ao telespectador uma visão 100% positiva. E agora é tempo de, novamente, ter muita responsabilidade para o crescimento da Nordestv. Aos poucos a grade local vai crescendo de novo e a Nordestv vai investindo responsavelmente, de acordo com seus bons resultados.

A expansão do sinal da TV Jangadeiro e da Nordestv pelo Ceará

A TV Jangadeiro tem hoje três cidades muito estratégicas que precisam ter o sinal melhorado. Numa delas, que é Itapipoca, preciso resolver um problema com o sinal por lá, por ser uma cidade muito importante pra nós. Também em Sobral e Juazeiro do Norte. Já a Nordestv, existe um projeto de expansão para 10 cidades, as maiores no"IPC - Índice de Potencial de Consumo", que são Juazeiro do Norte, Canindé, Iguatu, entre outras. Mas isso acontece apenas no prazo em que tem que ser, que é de acordo com a liberação do sinal pra essas localidades. É preciso esperar.

Novas contratações

Não é hora. Independente da mudança de bandeiras, é um ano de fazer tudo muito bem planejado. nenhuma contratação para o momento. Vamos pensar em algo na linha do forró que não temos no momento, pensar num parceiro, mas não para agora. Quem sabe em 2016.



Novo projeto em parceria com o Beach Park

O Sistema Jangadeiro se tornou sócio do Beach Park. Em agosto lançaremos o "Vos" (segunda pessoa do plural), uma plataforma de conteúdo que agrega a Rádio Beach Park, a Tribuna Band News, a TV Jangadeiro, uma revista impressa, um portal de notícias, redes sociais, tudo voltado para apresentar o lado bom, positivo e legal do Ceará. O projeto está sob os cuidados de Mariana Marques, diretora de conteúdo do "Vos". Outro projeto nosso em parceria com o Beach Park é a empresa "Bem Te Vi", especializada em gestão de mídia.

Projetos futuros de transformar uma das emissoras do grupo em canal próprio, com programação 100% local

Quando olhamos para a TV Diário, vemos que isso é possível. Inclusive hoje, a TV Jangadeiro produz muito conteúdo local. Claro que a TV Diário, por ser uma emissora própria, faz bem mais, mas não estamos tão distantes. O que a TV Diário conquistou, acabou criando na cabeça das pessoas o sentimento de que isso é possível. Mas, por enquanto, para nós, isso não é possível dentro da realidade, do preço de hoje, dos custos operacionais de hoje, satélite, etc. Mas acredito que caminhamos pra isso no futuro. Bem no futuro.

Investimentos exclusivos para a internet

A gente tem o portal mais compartilhado do Ceará. Não temos a pretensão de ser  o maior, até por não possuirmos uma redação de impresso como O Povo e o Diário do Nordeste, que gera bem mais conteúdo. A gente posta menos que eles, porém, somos o mais compartilhado. A questão dos portais de notícia é o retorno financeiro. Assim que entrei no grupo, pegamos o "Jangadeiro On-line" que era uma operação da TV e transformamos num portal com estrutura própria. Há um crescimento interessante e acreditamos que em algum momento esse tipo de produto vai virar e se manter por si só. Temos parceria com "Os Suricates", algo bem regional. Por enquanto não teremos nenhum investimento para gerar conteúdo exclusivo para a internet, porém, até na nossa parceria com o UOL, trouxemos muita gente legal de blogs pro lado de cá e pretendemos gerar conteúdo para a televisão a partir do trabalho deles. Isso é uma experiência que já estamos planejando.

Gestão Cyro Thomaz

Meio tímido, tentando não responder minhas indagações sobre seu jeito particular de trabalhar, de conduzir o grupo, Cyro evita comparações e trata sua gestão de forma mais ampla, na visão de equipe:"O grupo se consolidou, a TV e a rádio, juntas, estão fortes e se completam como um sistema."




No final do papo, Cyro revela que recusa o título de Superintendente e prefere ser chamado de Diretor Excecutivo: "Super é demais, prefiro ser chamado de diretor executivo mesmo." Ainda agradece a atenção do site, se coloca a disposição para esclarecimentos e revela gostar da nossa forma de escrever: "Gosto muito da forma como tratam a TV local, para mim é um site respeitoso e profissional."





Nosso e-mail: allissonmarques@hotmail.com
Nosso Twitter: @AllissonMidia
Nosso Facebook: Facebook.com/AllissonMarques

categoria: , , , , , , , , , , , ,

1 comentários

  1. Gostaria de relatar o problema de sinal da TV Jangadeiro em Sobral canal 6 VHF. Aqui em Sobral, o sinal apresenta falhas graves já que o mesmo não é sintonizado em boa parte da cidade e quando sintonizada tem qualidade inferior. Desde 1º de agosto de 2015 a cidade de Sobral está sem assistir ao SBT, pois só se é possível ter acesso ao canal por meio de antena parabólica, o que é inviável para grande parte da população. Gostaria de pedir o Cyro medidas corretivas em relação ao sinal da TV Jangadeiro em Sobral, pois vale lembrar que Sobral também é uma cidade estratégica e que pode alavancar mais a audiência da emissora,

    Obrigado!