Opinião: Chamada do 'Cearense 2016' da TV Verdes Mares causa polêmica

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 | Postado por: Allisson Marques | 1 comentários


video


Uma grande amiga, estudante de jornalismo, me convidou para acessar um site que estava falando algo sobre nossa TV cearense. No portal de repercussão nacional, um blog hospedado lá, especialista em futebol, resolve dar pitaco em uma chamada da TV Verdes Mares, que convida o público do nosso estado para acompanhar as emoções do campeonato cearense  e copa do nordeste nos próximos dias, de forma diferente de outras inúmeras e cansativas chamadas já colocadas no ar por aí.

Li o texto do site e não me surpreendi com a chamada, vista pela primeira vez lá. E sim com a crítica. Completamente vazia, sem argumentos que atinjam a qualidade técnica, direção e ideia da chamada, mais parece a simples tentativa de conquistar a criação de um meme, coisa de heaters, me parece.

Vamos analisar a chamada.

Num primeiro momento é divertido, sim. Mas olha que legal: começa na praia, passa por pontos turísticos de Fortaleza, causando identificação imediata com o público chave, passando até por terminais de ônibus, que para mim seria o auge de sua cearensidade, terminando na sala, em frente a TV.

O que o site argumenta? Que a chamada é surreal. Já vi tubarões nadando num campo, em chamada do futebol da Globo. Vi tanque de guerra no estádio também. Já vi tanta coisa de uns anos para cá, que vou te contar...

Então, só quem não é do Ceará, pode se incomodar com essa chamada.



Quando tem jogão de bola na Arena Castelão, nossa cidade para (antigo pára). O trânsito fica uma loucura, as pessoas correm para casa, grandes avenidas ficam vazias, nos terminais de ônibus, uma multidão correndo para suas casas e nos bairros, botecos, bares e lanchonetes lotam e as TVs ficam todas conectadas na emissora que transmite a partida. No residencial onde moro ouço um eco impressionante do jogo. Quer eu goste, ou não, é isso que acontece. É quase como aquela bola gigante, como num filme de ficção, sobrevoando Fortaleza.

Quem só critica por diversão, para criar memes e ser o "cara da internet", não tem autoridade para atacar uma chamada da TV cearense. É preciso morar aqui para entender o que está sendo passado. É preciso mais que uma sombra de conhecimento para chamar de trash algo que faz sentido para quem mora no local em questão e foi bem feita, bem produzida. Um telefilme local. Chamadão.

Pergunte a Dona Maria da rua de baixo. Pergunte ao Seu José da mercearia. Pergunte ao Paulinho, aquele adolescente apaixonado por futebol que sabe a escalação completa do seu time de coração e achou a chamada f***. Pergunte a quem é do povão.

Agora, vamos combinar que foi uma baita ideia que serviu como um marketing danado pra emissora, assunto nas redes sociais e ganhando holofote em todo o país. Quera ou não, essas transmissões já ganharam o título de mais comentadas entre as afiliadas da Globo.

Como diria uma amiga minha: aceita!

Nosso e-mail: allissonmarques@hotmail.com
Nosso Twitter: @AllissonMidia
Nosso Facebook: Facebook.com/AllissonMarques

categoria: , , , , , , , , ,

1 comentários

  1. Anônimo says:

    O blog em questão faz piada da TV cearense, ou seja, a postagem é humorística. Não é crítica ou coisa de "heaters".